Cardiologia

Cardiologia Veterinária: Da história à especialidade

Das primeiras descrições anatômicas de Galeno (131-201 DC) sobre o coração, músculo e válvulas ao sistema circulatório descrito por Willian Harvey (1578-1657) na obra clássica "de motu cordis" (1628)... Do estetoscópio de René Théophile Hyacinthe Laennec (1781-1826) ao galvanômetro de corda (futuro eletrocardiógrafo) de Willen Einthoven (1860-1927), embasado nas descobertas de Augustus Waller (1856-1922) sobre a atividade elétrica cardíaca... De J. B. Auguste Chauveau (1827-1917), veterinário francês pioneiro na cateterização hemodinâmica em equinos à David Detweiler (1920-2009), considerado o pai da cardiologia veterinária moderna... Menções históricas honrosas a Alfred Blalock (1899-1964), Hellen Taussig (1898-1986) e Vivien Thomas (1910-1985), molas propulsoras da cirurgia cardíaca " a céu aberto", inicialmente desenvolvida em cães...

A literatura não poupa detalhes sobre a história da especialidade que muitos abraçam e tomam como ideal para suas carreiras: a cardiologia. Especialidade, esta, que está cada vez mais presente na rotina clínica, visto estudar, dentre outras questões, doenças da senilidade de pacientes cada vez mais longevos.

Para o exercício desta nobre arte exige-se um profissional especializado e atualizado, capaz de observar, diagnosticar e tratar adequadamente cada situação, objetivando sempre uma melhor qualidade de vida a seus pacientes

Neste sentido, a Associação Brasileira de Veterinários Especialistas inaugura este canal para integrar aqueles colegas que militam nesta especialidade, para que se possa congregar profissionais e agregar conhecimento, para que juntos possamos caminhar em busca de um objetivo único, o fortalecimento (reconhecimento) da nossa especialidade.

Desde já convidamos e estimulamos a participação de todos neste projeto, que incluirá também fóruns, dicas, artigos e eventos, tudo inteiramente voltado para aqueles que sabem "de cor" que "o coração é a janela da alma e a fonte da vida".

Felipp da Silveira Ferreira

Patrono Cardiologia - ABVET