Odontologia Veterinária

Saúde oral dos pets - perguntas frequentes
Odontologia Veterinária

Há 20 anos atrás, não era comum clientes buscarem serviços odontológicos para pequenos animais. Hoje, o panorama é bem diferente...

Os médicos veterinários são questionados e precisam capacitar-se continuamente, para melhor atender seus pacientes e fidelizar seus clientes, pela boca também!

Vejam as perguntas mais frequentes:

 

Os animais de estimação podem ter doenças orais como os humanos?

Sim, cães e gatos têm muitas doenças na boca, e infelizmente na maioria das vezes demoramos para perceber.

                                                                

Como posso saber se meu animal tem um problema oral?                                                        

Observe se ele apresenta mau hálito, diminuição do apetite, sangramento gengival, perda de peso, salivação excessiva com cheiro forte, se passa as patas no focinho ou arrasta-o no chão, demonstra desconforto para abrir a boca,  prefere alimentos macios no lugar da ração seca.

 


Quais as doenças mais frequentes na boca dos cães e gatos?                                

Doença periodontal, dentes de leite persistentes, gengivite, dentes fraturados, tumores,  cáries, lesão de reabsorção dental.

 

O que é  Doença Periodontal?

É a afecção mais comum nos animais de estimação (também conhecida como “tártaro”). Um problema tão sério que atinge oito entre dez animais adultos e pode causar mau hálito, perda de dentes e dor. Além disso, pode contribuir para outras doenças afetando órgãos vitais e prejudicando a qualidade de vida dos cães e gatos.

 

Nossa, então doença periodontal é coisa séria! E eu achando que era só um “tartarozinho”... Como posso prevenir?

A melhor forma de prevenção é a escovação dental diariamente. Além disto, você pode oferecer ao seu animalzinho tiras enzimáticas para serem mastigadas, mordedores, brinquedos de couro, e acrescer aditivos na água de bebida que ajudam a controlar a placa bacteriana. Alimento seco  e crocante é comprovadamente mais interessante para saúde bucal do que alimento úmido.

 

Posso usar pasta humana para escovar  os  dentes de meu animalzinho?

De jeito nenhum! Pastas humanas podem intoxicar e causar gastrite em nossos pets. Por isso use sempre pastas veterinárias! É importante que seja um produto altamente palatável, para que a escovação seja um momento prazeroso e de interação positiva entre você e seu amigo.

 

Quando devo levar meu animal para o primeiro exame oral?

A primeira consulta deverá ser aos 6 meses, para avaliação da troca dental e início de um programa preventivo. Esta é a melhor idade para condicionar seu animal à escovação dental. Caso ele já seja adulto, você precisará ter um pouco de paciência e muita persistência, mas com carinho terá bom resultado. E no mínimo a cada 12 meses retorne para avaliação oral por um profissional especializado em odontologia veterinária.


Lembre-se... saúde oral e qualidade de vida andam juntos!