Presidente

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO
Gerenciamento no universo da atividade da clinica médica e cirurgica veterinária

INTRODUÇÃO

 Dentro do gerenciamento de um estabelecimento Médico Veterinário devemos além de praticar uma Medicina de alta Qualidade, também conhecer e dominar os custos operacionais da nossa empresa, consultório, clínica, hospital ou centro de diagnóstico.

 Definindo Conceitos: Nós profissionais da Medicina Veterinária devemos separar os conceitos de CUSTOS e DESPESAS dentro do universo de gastos efetuados pelo empreendimento.

 - CUSTOS: Gastos com a execução do serviço veterinário.

 - DESPESAS: Gastos com a administração, vendas, financiamentos.

 Há uma necessidade de agruparmos os custos para melhor gerenciarmos este setor, e o fazemos em CUSTOS DIRETOS e CUSTOS INDIRETOS.

Devemos apropriar estes custos com valores reais e atuais de acordo com o mercado e relacionar todas as taxas que de nossa empresa são descontadas mensal ou anualmente.

Outro ponto de suma importância que devemos conhecer é o Cálculo da Depreciação dos materiais por nós adquiridos e usados em nosso dia a dia: Valor do Bem dividido pelo Tempo Útil.

Precisamos dominar os chamados CUSTOS VARIÁVEIS E CUSTOS FIXOS, pois eles nos levam ao chamado PONTO DE EQUILÍBRIO ou Ponto de Ruptura onde consiste que as Receitas auferidas absorvem os Custos Totais, portanto a Clínica está zerada, isto é, não obtendo lucro nem prejuízo. Com esta análise podemos diminuir nossos Custos e Despesas a fim de elevarmos nossa Receita Final.

 CONCEITOS

 SEPARAÇÃO ENTRE CUSTO  E DESPESA DENTRO DO UNIVERSO DE GASTOS EFETUADOS PELO EMPREENDIMENTO:

 - CUSTOS: Compreende os gastos relativos ao processo de execução dos serviços.

Exemplo: Anestesia, Anti-sépticos, Seringas, Soro, Antibióticos, Luvas, Compressas, Pano de Campo descartável, Lâminas de barbear,  Anti-hemorrágico, Fios de Suturas, Vacinas, etc...

 - DESPESAS: Compreende os gastos relativos à Administração, às vendas e aos financiamentos.

Exemplo: Materiais de escritório, depreciação de móveis, máquinas e equipamentos do escritório, folha de pagamento do escritório, energia elétrica, água, telefone, taxas de impostos, associações etc...

AGRUPAMENTOS DOS CUSTOS

- DIRETOS: São os custos que podem ser diretamente apropriados aos serviços, bastando para tanto, haver uma medida de consumo.

Exemplo: Anestesia, Anti-sépticos, Seringas, Soro, Antibióticos, Luvas, Compressas, Pano de Campo descartável, Lâminas de barbear, Anti-hemorrágico, Fios de Sutura, Vacinas, etc...

 

- INDIRETOS: São os custos que não estão ligados diretamente na prestação do serviço e/ou não oferecem condição de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária, no entanto, incorrem pela execução dos mesmos.

 Exemplo: Aluguéis, folha de pagamento de auxiliares e outros, depreciação, energia elétrica etc...

Comecem a absorver estes conceitos e um apoio profissional e leitura de bibliografia especifica alcançaremos as metas desejadas.

Prof.Ass.Francis Flosi

Presidente ABVET