Presidente

EMPREENDER NO DIA A DIA
A importância da mente empreendedora

Empreendedorismo

A pergunta inicial que devemos nos fazer é: O que é ser um empreendedor? Será que qualquer pessoa pode pensar como um? A resposta está em um perfil que se encarrega ou se compromete com um projeto ou atividade significante. O empreendedorismo é o ato de criar e gerenciar um negócio e assumir os seus riscos em busca de um lucro ético. Um empreendedor social, por exemplo, é aquele indivíduo com experiência na área social, de desenvolvimento comunitário ou de negócio, que persegue uma visão de empoderamento econômico através da criação de empreendimentos sociais voltados para prover oportunidades àqueles que estão à margem ou fora da economia de um país.

 

Empreendedor x Empresário

O empreendedor não precisa abrir seu próprio negocio. Ele não é fruto do nascimento ou de herança genética, mas resultado de trabalho, talento e reserva econômica.

Já o empresário, exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.

 

Uma mente empreendedora

 

Assume riscos

Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso aprender a administrá-los. Arriscar significa ter coragem para enfrentar desafios, ousar a execução de empreendimento novo e escolher os melhores caminhos de maneira consciente.

 

Aproveita oportunidades

Estar sempre atento e ser capaz de perceber, no momento certo, as oportunidades de negócio que o mercado oferece é fundamental.

 

Conhece o ramo

Quanto mais você dominar o ramo em que pretende atuar, maiores serão suas chances de êxito. Se você já tem experiência no setor, ótimo! Se não tem, busque aprender atrás de cursos, livros, centros de tecnologia ou até com outros profissionais do setor.

 

Sabe organizar

Ter senso de organização e capacidade de utilizar recursos humanos, materiais e financeiros de forma lógica e racional é um grande diferencial. A organização facilita o trabalho e economiza tempo e dinheiro.

 

Toma decisões

Ser capaz de tomar decisões corretas no momento exato, estar bem informado, analisar friamente a situação e avaliar as alternativas para poder escolher a solução mais adequada. Essa qualidade requer vontade de vencer obstáculos, iniciativa para agir objetivamente e autoconfiança.

 

É líder

Saber definir objetivos, orientar a realidade de tarefas, combinar métodos e procedimentos práticos, incentivar pessoas no rumo das metas definidas e produzir condições de relacionamento equilibrado entre a equipe de trabalho em torno do empreendimento.

 

Tem talento

O talento deve vir com certa dose de inconformismo diante das atividades rotineiras para transformar simples ideias em negócios efetivos.

 

É otimista

Nunca perder a esperança em ver seus projetos realizados. Quem é bem informado, conhece o chão que pisa e tem confiança em seu desempenho profissional.

 

É independente

Soltar as amarras e, sozinho, determinar seus próprios passos e abrir seus próprios caminhos é muito importante. A independência vai sendo adquirida dessa forma.

 

Tomo como exemplo o comportamento na cidade de Campinas que gerou uma mudança no setor de comércio e serviços para Cães e Gatos, o mercado evoluiu nos últimos anos em 39%, uma taxa média anual de 8,6% a.a., com a criação de 118 empreendimentos, no segmento de Pet's.

O faturamento deve chegar, este ano, em R$ 560 milhões, cerca de 3,5% do faturamento anual do comércio Varejista de campinas, em 2011.

Na RMC, o mercado evoluiu nos últimos quatro anos em 36,3%, uma taxa média anual de 8% a.a., com a criação de mais de 270 empreendimentos, no segmento de Pet's, nesse período.

O faturamento deve ultrapassar no próximos anos a casa dos R$ 750 milhões, cerca de 3,3% do faturamento anual do Comércio Varejista da região até 2016.

O mercado caminha para a estabilidade no seu desenvolvimento, a partir de 2017 se manterá com uma taxa entre 5% e 6% ao ano de crescimento.

Portanto para sermos um empreendedor de sucesso devemos estar atento a todas as mudanças que ocorrem no mercado, tanto no setor econômico, como no setor politico, pois isto são fatores que influenciam em muito nosso posicionamento com relação ao tipo de negócio a ser empreendido.

Por fim vejo que dificilmente uma pessoa reunirá todas as características em perfeito equilíbrio, mas, é importante estar disposto a busca-las, sempre !

 

Prof.Ass.M.V.Francis Flosi - Presidente da ABVET

Diretor Presidente do Grupo Qualittas/Diretor Conselheiro da ACIC/Diretor de Comunicação da CDL/Academico da Academia Campineira de Ciências ,Letras e Artes das Forças Armadas.