Presidente

Edital para contratação de Médicos-Veterinários
Edital para contratação de 300 veterinários deve sair na próxima semana, diz ministério

Açougueiro corta pedaços de carne em São Paulo, no Brasil

Açougueiro corta pedaços de carne em São Paulo, no Brasil

Foto: Reuters

SÃO PAULO - O edital do processo seletivo para a contratação temporária de 300 médicos veterinários deve ser publicado na próxima semana, informou nesta sexta-feira o Ministério da Agricultura.

A decisão do governo de reforçar o sistema de inspeção ocorre após a investigação Carne Fraca, que expôs problemas na fiscalização em frigoríficos do país.

Os profissionais serão contratados para auxiliar nas atividades de inspeção "ante mortem e post mortem", nos turnos de abate dos frigoríficos, segundo o ministério.

Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União em 19 de julho, a contratação será temporária até que seja realizado concurso público para aumentar o quadro desses profissionais. A duração dos contratos deverá ser de até um ano, com possibilidade de prorrogação.

O Sindicato Nacional de Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) criticou a decisão do governo, alegando que a contratação temporária "é mais um paliativo e não soluciona os problemas pelos quais vem passando a fiscalização agropecuária". [nL1N1KB1CS]

Além disso, o sindicato, que realizou mobilizações em reação à decisão, argumenta que a contração de 300 veterinários é insuficiente e que o setor precisa de pelo menos 1,6 mil profissionais.

Fonte:ACRIMAT