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A Importância do Ensino de Marketing nos Cursos de Medicina Veterinária

No atual Mercado de trabalho  da Medicina Veterinária, a importância do Marketing na formação do Médico Veterinário administrador, empreendedor, prestador de serviços como uma sentinela avançada da Saúde Pública assume um papel de suma importância.

Analisaremos aqui como ensino de marketing e suas ferramentas irão contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento da Medicina Veterinária no mundo do agronegócios, nos negócios agropecuarios, produção de alimentos e seus derivados, na fiscalização dos mesmos, com os pets e principalmente nas prestações de serviços veterinários que agregam qualquer produto veterinário hoje comercializado no mercado e com isso incentivando e capacitando os acadêmicos dos cursos de graduação da Medicina Veterinária para suas relações para com este mercado.

Com o crescente e espantoso número de escolas de Medicina Veterinária Brasil de hoje, que passam de 200 I.E.S., observamos que os programas de ensino nestas escolas podem variar de acordo com os padrões da referida instituição, sendo, porém em todos os casos capitaneados por profissionais Médicos Veterinários que atuam como coordenadores de cursos, que por sua vez tiveram suas carreiras universitárias apenas dentro da Universidade, e não enfrentaram o mercado de trabalho tão hoje disputado de Medicina Veterinária.

Os currículos são estruturados com base na resolução de n° 10 do Conselho Federal de Educação do Ministério da Educação e Cultura – MEC promulgada em 11 de abril de 1984, que estabelece a formação em três níveis de saber:

       1.    A formação Básica

2.    A formação Generalizada

3.    A formação Profissionalizante

As disciplinas da Formação Básicas terão como objetivo principal oferecer uma sólida base cientifica e de conhecimentos aos futuros Médicos Veterinários e abrangem as seguintes áreas de estudo:

1.    Anatomia dos Animais Domésticos

2.    Bioestatística

3.    Biofísica

4.    Bioquímica

5.    Genética Animal

6.    Microbiologia

7.    Imunologia

8.    Fisiologia dos Animais Domésticos

9.    Histologia e Embriologia

10. Farmacologia

 

As disciplinas que compões a grade de formação generalizada ficam por conta de:

1. Ciências Humanas e Sociais

2. Ciência do Meio Ambiente e Ecologia

3.*

* Aqui se pode aplicar os conceitos de Marketing, Gestão de Negócios preparando o acadêmico para utilizar as diferentes ferramentas que o marketing e a Gestão de Negócios  dispõe a favor do desenvolvimento do Médico Veterinário em relação ao mercado.

Já as disciplinas de formação profissionalizante deverão conferir aos acadêmicos conhecimentos para desenvolverem habilidades especificas para a execução das especialidades que Medicina Veterinária contempla.

1.    Anatomia Patologia

2.    Nutrição Animal

3.    Zooculturas

4.    Clinica Médica

5.    Clinica Cirúrgica

6.    Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública

7.    Higiene e Inspeção dos Produtos de Origem Animal

8.    Tecnologia de Produtos de Origem Animal

9.    Economia e Administração Rural ( Marketing voltado ao Agronegócio)

10. Fisiopatologia da Reprodução Animal

O período compreendido para que se ofereça esta grade de disciplinas não pode ser inferior a um total de 3.600 horas/aulas, onde neste período deverá corresponder a formação básica, Geral e Profissionalizante e ainda poderá haver o oferecimento de disciplinas eletivas ou optativas, bem como o estágio curricular supervisionado. Ficando o cargo das instituições ofertantes dos cursos a elevação destas horas/aulas.

Portanto com o exposto acima, acredito na necessidade e de suma importância a inclusão de uma disciplina de formação geral, na qual se insere nas necessidades do profissional Médico Veterinário que é o ensino de Marketing veterinário, a fim de preparar este profissional para os desafios do terceiro milênio.

A filosofia institucional, sua missão e seus objetivos apontam para a qualidade dos serviços educacionais prestados a comunidade como meta maior a ser alcançada. Não se pode deixar de considerar, entretanto, que a melhoria contínua dos processos pedagógicos e administrativos têm características próprias e conta com o empenho de todos os que compõe este segmento.

A introdução de disciplinas que tem como objetivo alcanças a formação humanísticas e ética além de uma preparação do profissional com relação ao posicionamento deste para com o mercado, se faz necessário e imprescindível nos dias de hoje.

A postura ética do educador e uma constante atualização com relação ao mercado de trabalho são fundamentais para que o acadêmico conheça as reais oportunidades e como agir no seu mercado de trabalho.

Mas podemos estar nos perguntando, o que o Marketing tem a ver com a Medicina Veterinária? Na verdade sabemos que o Marketing está inserido em qualquer atividade seja ela profissional ou não. Hoje vemos a política sendo praticada com ferramentas de Marketing, a propaganda e a publicidade para a área do ensino e até já utilizamos o Marketing na religião, portanto tudo que interagimos sendo tangível ou intangível e de interesse de sociedades, grupos,pessoas,locais e que geram necessidades, desejos e expectativas,não há duvidas que necessitam de um Marketing.

No Brasil, o Marketing e serviços profissionais é pouco utilizado.Entretanto, diante de um mercado mais competitivo, o profissional necessita cada vez mais,prestar atenção ao mercado e se familiarizar com as concorrências , qualidade de serviços, garantias, bom atendimento, bom relacionamento, melhor preço,tecnologia entre outros fatores agregados aos serviços profissionais, e que fazem diferença nos dias de hoje.


Prof.Ass. Francis Flosi

Médico Veterinário - Diretor Presidente do Instituto Qualittas de Pós Graduação