Cardiologia

A Cardiologia avançou e é tempo de "abrir o coração"...
E agradecer!

Não, embora nosso blog seja dedicado a temas relativos a Cardiologia Veterinária, não vamos falar de cirurgia cardíaca hoje. Aproveitamos os ensejos natalinos para fazer uma breve retrospectiva sobre o ano que se encerra.

Iniciamos um 2017 promissor, digerindo e sedimentando os novos conceitos propostos pelo estudo EPIC (ainda que publicado no fim de 2016, mas até hoje com suas proposições desconhecidas por muitos)... Avançamos no campo do diagnóstico, na relativa sedimentação dos biomarcadores cardíacos na prática clínica, na ampliação do uso dos sistemas de telemedicina e com a ecodopplercardiografia cada vez mais tecnológica e seus recursos avançados... Fomos agraciados com a revisão do protocolo ACVIM para o tratamento da degeneração mixomatosa valvular... e finalmente recebemos no Brasil a visita de nomes ilustres da nossa especialidade.

Enfim, somos obrigados a concordar que o ano foi repleto de novidades no ínterim científico cardiológico. Talvez neste ano não tenhamos encontrado, ainda, todas as respostas que buscamos neste sentido, e talvez nunca as encontremos, mas caminhamos... Caminhamos também em outros rumos... pacientes antigos nos deram um "até breve", enquanto outros novos nos desafiaram a propor-lhes uma melhor qualidade de vida... Novos alunos/colegas mergulharam em nossa especialidade como jamais visto, tudo em prol dos nossos amigos pets... E como caminhamos! Finalmente, qual o nosso saldo? Estamos satisfeitos?

Em verdade, pouco importa o saldo... Importa que chegamos a um momento de reflexão, em que os corações deixam de ser objeto de nossa especialidade e assumem-se como a verdadeira "janela da alma e fonte da vida". Janela pela qual tivemos encontros e desencontros, idas e vindas, amores e desamores, conflitos e soluções... Janela que deixaremos sempre aberta para os desafios do ano vindouro.

É tempo de paz, harmonia, de agradecer por todas as conquistas e de caminharmos em busca de um 2018 ainda mais intenso que o 2017 que se finda.

Em nome da ABVET, desejamos a todos um Natal de muita luz e um ano novo repleto de realizações, adentrando pela janela dos nossos corações e renovando a nossa fonte de vida.  


Felipp da Silveira Ferreira

Patrono Cardiologia ABVET