Oncologia


A oncologia veterinária é uma especialidade dedicada ao diagnóstico e ao tratamento dos diferentes tipos de câncer em animais de pequeno, médio e grande porte. A incidência do câncer tem aumentado progressivamente nos últimos anos. Embora em princípio pareça uma informação desanimadora, na verdade é a prova de que animais estão vivendo cada vez mais. A cirurgia é considerada a principal abordagem no tratamento de câncer, já que aproximadamente 70 a 80% dos tumores têm indicação para tratamento cirúrgico.

Em alguns casos, a cirurgia é realizada como tratamento único. Porém, nos casos em que existe a possibilidade de disseminação do câncer para outros órgãos (disseminação metastática), a quimioterapia é indicada como tratamento complementar, visando a um melhor controle da doença e ao aumento da sobrevida do paciente.

O tratamento único com quimioterapia é indicado em cânceres como os linfomas e as leucemias, doenças relativamente comuns em cães. Na intenção de minimizar ou inibir os efeitos da quimioterapia, o médico veterinário oncologista recomenda o uso de terapia de suporte alguns dias após a sessão. Como exemplo podemos citar medicamentos para controle de náuseas, protetores de mucosa gástrica e intestinal e, em algumas situações, antibióticos.

Patrono


Oncologia
Carlos Eduardo Rocha

Professor e especialista, possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987) e graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal (1996). Especialização em Oncologia Veterinária. É membro ativo do Veterinary Cancer Society (VCS) e Veterinary Surgery Society Oncology (VSSO). É docente do Instituto Qualittas de Pós-Graduação em Medicina Veterinária. O Dr Carlos Eduardo Rocha também realizou Residência em Oncologia pela North Caroline State University, é Fellow em Oncologia pela University of Florida e também pela Davis University of California, sendo diplomado pelo American College of Surgeons Veterinary Oncology/USA.

Cursos em breve...